Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas

Missão

  1. Os objectivos da Federação

    Os objectivos da Federação estão bem sintetizados no artigo 3º dos respectivos Estatutos. A Federação é constituída para defender, promover e representar os interesses dos sectores de actividade que integram o ramo da construção civil e obras públicas. Nesse sentido, caber-lhe-á, entre outras atribuições, coordenar as linhas gerais de actuação das Associações filiadas nos aspectos de interesse comum, tendo em vista conseguir a solidariedade dos interesses colectivos Sector e a unidade de acção das Associações, assumir a representação da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas quando tal se justificar e promover e desenvolver o diálogo entre as Associações filiadas, bem como o apoio recíproco. Fundamentalmente, cabe à Federação ser, sempre que as empresas do Sector o reclamarem, a voz mais forte do ramo da Construção Civil e Obras Públicas nacional. 

  2. A nossa responsabilidade

    Nestes termos, é evidente que a Federação tende a constituir um "lobby" do Sector e, ao mesmo tempo, um espaço de conciliação das posições das Associações filiadas. É indispensável que as Associações do Sector, depois de se concertarem entre si, se apresentem perante o Poder como um bloco sólido, como uma única vontade. Só assim se poderá evitar que os responsáveis governamentais se apoiem, quando lhes convém, em interesses particulares de uma determinada actividade decidindo contra os interesses colectivos da Construção Civil e Obras Públicas.

  3. O nosso espaço no sector

    Não é só ao nível interno que interessa que a Federação funcione como espaço de concertação das posições das Associações filiadas ou como "lobby" do ramo da Construção Civil e Obras Públicas. Também ao nível comunitário e internacional isso se torna indispensável. Basta pensar na actuação conjugada que é necessário prosseguir no seio da FIEC - Federação da Indústria Europeia da Construção e dos EIC – European International Contractors ou no âmbito da Comissão Europeia ou, ainda, nas relações com organismos internacionais, como o Banco Mundial, por exemplo, onde o interesse das empresas nacionais tem de ser defendido.

  4. Ramos de actividade

    Como é do conhecimento geral, uma Federação é um agrupamento de Associações do mesmo ramo de actividade, não englobando, portanto, todas as actividades que constituem o grupo em que aquele ramo se insere. Nesse sentido, também a nossa Federação não engloba todas as actividades cobertas pela Indústria da Construção no seu sentido mais lato. E por isso não caberá à Federação assumir-se como parceiro social, no sentido em que o termo tem sido entendido. Esse papel cabe à CPCI - Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, organismo, esse sim, constituído para representar todas as actividades que à Indústria da Construção dizem respeito, desde os materiais de construção até aos mediadores imobiliários.

© 2011 Fepicop. Todos os direitos reservados.

Redicom.pt